A Fisioterapia pode ajudar portadores de dor lombar. Leia abaixo e saiba como a fisioterapia pode ajudá-lo

A região lombar situa-se na base da coluna, próximo à bacia. As dores lombares podem ser originada por diversos motivos, tais como postura incorreta, lesão/trauma, entre outros. A intensidade da dor também depende de diversos fatores.

A dor na região lombar dura muito tempo?

Depende de cada caso. Em geral, a dor lombar costuma desaparecer após algumas horas ou dias após seu surgimento. Entretanto, se você está sentindo dor lombar há vários dias, o problema pode ser mais grave. Nestes casos, é importante que busque ajuda especializada para diagnosticar a origem do problema, e então, realizar o tratamento adequado. Um exemplo bastante comum de dor na coluna é a hérnia de disco.

Causas da dor na base da coluna

Como já mencionado, a origem da dor lombar pode estar ligado a diversos fatores. O mais comum é relacionado à postura. Abaixo os principais fatores:

 

  • Postura inadequada no dia-a-dia, tal como ao sentar-se para ler, trabalhar no computador, deitar-se incorretamente, poltronas incompatíveis com a estrutura física da pessoa
  • Infecção ou inflamação
  • Articulações que sofreram desgaste
  • Sobrepeso (obesidade)
  • Tabagismo (hábito de fumar)
  • Esforço repetitivo e brusco
  • Sedentarismo (falta de realizar exercícios físicos)

Dr. Rodrigo G. Leite explica que, além das causas citadas acima, questões emocionais também podem levar a dor na região lombar.

Jovens também podem ter dor lombar?

Ao contrário do que muita gente pensa, a dor lombar não acomete apenas pessoas idosas. Os jovens estão cada vez tendo mais hábitos sedentários, como passar muito tempo em frente à TV, o que, com o tempo, também acaba resultando em dores lombares.

A dor lombar pode causar diversos incômodos à pessoa, tais como problemas para trabalhar, dores que persistem por horas, dificuldades de se relacionar com outras pessoas, devido à presença da dor, entre outros.

Prevenção

Dr. Rodrigo explica que é possível prevenir a dor lombar através de exercícios físicos regulares. Antes de qualquer atividade, seja em casa ou em ambiente de trabalho, a pessoa poderá se alongar durante alguns minutos. Os alongamentos visam reduzir a tensão que sobre a coluna lombar. Dr. Rodrigo ressalta ainda que um dos maiores causadores da dor lombar é o sedentarismo, por isso, busque realizar exercícios regularmente, seja em casa, na academia, na rua. Caminhadas, pedaladas, tudo isso ajuda a manter uma saúde melhor, para a região lombar e para todo o corpo e mente.

 

Fisioterapia para Dores Lombares em Curitiba

Dr. Rodrigo, fisioterapeuta que atende à domicílio em Curitiba, explica que um dos ramos da fisioterapia é a reeducação postural. O profissional ensina algumas técnicas e comportamentos que viam evitar as dores lombares, além de fortalecer a região. O objetivo é ensinar ao paciente uma nova consciência sobre seu corpo, trazendo benefícios não só para a Coluna como para todo o corpo. Além disso, a fisioterapia também pode trabalhar com um programa para reabilitação, fortalecendo, realinhando e alongando a coluna que já está lesionada.

 

Para saber mais, agende uma consulta com Dr. Rodrigo (atendimento à domicílio em Curitiba e região)

Whatsapp: 41 99977-7733

Telefone: 41 3014-4884

Email: cwbfisioterapia@gmail.com