A Fisioterapia é utilizada em diversas aplicações na medicina. Entre as diversas áreas atendidas pela fisioterapia, doenças pulmonares e cardíacas merecem uma atenção especial. Isto por que, segundo a OMS existem mais de 300 milhões de pessoas com asma, mais de 200 milhões de portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica e mais de 100 milhões de pessoas com distúrbios de respiração relacionada ao sono. No brasil, cerca de 8 mil pessoas são diagnosticadas com tuberculose.
Fisioterapia Respiratória
Muitos se enganam ao pensar que a fisioterapia respiratória ajuda apenas pacientes idosos. A técnica ajuda pacientes de todas as idades, no mundo todo, a ter uma qualidade de vida melhor. E o atendimento pode ser realizado em clínicas, hospitais e até em casa em atendimentos Home-Care.
A fisioterapia respiratória visa aumentar a capacidade respiratória do paciente, tornando o indivíduo mais independente e melhorando a qualidade de vida.
As doenças tratadas pela fisioterapia respiratória incluem:
- Bronquite,
- DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)
- Pneumonia
- Tuberculose
- Insuficiência respiratória
- Asma
- Entre outros.
O objetivo da fisioterapia respiratória está na melhora da ventilação alveolar, educação respiratória, prevenir crises, dar suporte em tempos de crise, melhorar a capacidade física, entre outros.
Fisioterapia respiratória no pré-cirúrgico
Esta modalidade da fisioterapia também pode ser aplicada pelo fisioterapeuta nos períodos pré-cirúrgicos, atuando na prevenção e melhorando o condicionamento do paciente, estimulando que após o procedimento a capacidade respiratória do paciente seja satisfatória.
Fisioterapia respiratória a domicílio em Curitiba
Dr. Rodrigo realiza o atendimento de fisioterapia respiratória e outras modalidades fisioterapêuticas na casa do paciente. A fisioterapia em casa é importante pois evita o contato do paciente com ambientes médicos, como clínicas e hospitais, além de ser uma facilidade para a família e o paciente, evitando a locomoção.
Deixe Um Comentário