Fisioterapia geralmente é associada a imagem de um jogador de futebol que sofreu alguma fratura durante o jogo, seja através de um impacto com outro jogador, ou mesmo uma torção durante a corrida. No geral, as pessoas costumam associar a ideia de fisioterapia como parte de recuperação de atletas ou acidentes que costumam acontecer em casa: lesão no braço, perna, pés, mão, etc.
Dr. Rodrigo G. Leite, fisioterapeuta formado atuando em Curitiba, explica que muitas pessoas desconhecem que a fisioterapia vai muito além de fraturas e lesões. Aqui separamos uma breve explicação sobre cada área em que a fisioterapia atende.
Fisioterapia Ortopédica
Dr. Rodrigo G. Leite explica que este ramo da fisioterapia é responsável por disfunções tendíneas e osteomioarticulares que são causadas por fraturas, além de tratar doenças ortopédicas e lesões por esforço repetitivo (LER).
É indicado para problemas como contraturas, bursites, pré e pós operatório de lesões, entorses, tendinites, além de tratar diversos problemas relacionados aos ombros, cotovelo, tornozelo, pé, quadril, punho, joelho e mão.
Para saber mais sobre a fisioterapia ortopédica e agendar seu horário com Dr. Rodrigo clique aqui.
Fisioterapia Respiratória
Dr. Rodrigo explica que muitos pacientes sã beneficiados através da fisioterapia respiratória. Ela pode ser realizada tanto no hospital como fora dele, para tratar problemas asmáticos e pulmonares, durante os períodos de crise respiratória. Dr. Rodrigo também ensina os pacientes sobre como respirar corretamente. Muitas pessoas costumam respirar sem utilizar o diafragma, o que pode promover problemas ao longo do tempo.
Para saber mais sobre a fisioterapia respiratória e agendar sua consulta com Dr. Rodrigo, clique aqui.
Fisioterapia para Problemas Neurológicos
Segundo Dr. Rodrigo, a fisioterapia neurológica é uma etapa importante no processo de recuperação para problemas relacionados a derrames. Além dos problemas motores do paciente, estes ainda apresentam lesões neurológicas, que dificultam o reaprendizado, ou mesmo atender a uma ordem cerebral. Quem sofreu um derrame e ficou com um dos lados do corpo paralisado, deve iniciar as seções de fisioterapia ainda no hospital, com o objetivo de estimular o cérebro e estimular os movimentos. Vale lembrar que nem todos os pacientes conseguem restabelecer os movimentos satisfatoriamente.
Para mais detalhes e agendamentos, clique aqui.
Fisioterapia para Idosos
Diversos idosos tem se beneficiado da fisioterapia. Dr. Rodrigo explica que na terceira idade costumam acontecer diversas alterações de postura, além disso alguns idosos podem estar mais propensos a sofrerem quedas. A fisioterapia para idosos visa a correção postural e aumentar a força muscular, com intuito de evitar quedas que costumam ocorrer em ambiente doméstico.
A fisioterapia na terceira idade também visa promover alongamentos e o condicionamento aeróbico.
Para saber mais e agendar sua consulta com o Dr. Rodrigo, clique aqui.
Deixe Um Comentário